Esse docinho de leite Ninho virou moda de uns tempos para cá, mas eu já comia quando criança! Eu também fazia uma versão com achocolatado e quando não tinha leite condensado usava água mesmo hahahahaha. Boas lembranças!
Você pode usar qualquer marca de leite em pó, não precisa ser o Ninho. Essa quantidade de ingredientes rende de 20 a 30 docinhos, dependendo do tamanho que você enrolar.
Basta misturar:
1 xícara de leite em pó e meia lata (ou caixinha) de leite condensado. Vai virar uma mistura meio pegajosa, aí é só ir adicionando açúcar de confeiteiro (aquele fininho) até dar ponto (vai mais ou menos 1/2 xícara). Não se preocupem que não fica doce demais.
Dá para fazer com o açúcar refinado no lugar do açúcar de confeiteiro, mas a textura do docinho feito com o açúcar de confeiteiro é bem melhor. O ponto da massa é quando ela desgruda das mãos e fica feito uma massa de modelar. Aí é só enrolar e passar no açúcar (gosto de usar o refinado mesmo para esta etapa).
Você pode fazer esses docinhos com 2 dias de antecedência da data em que for servir, mas guarde em caixa tampada para não ressecar (em local seco e fresco). Ele dura no total até 7 dias mas vai ressecando com o tempo, então quanto mais fresquinho, melhor.
- Com cortador: Abra a massa entre 2 plásticos, com um rolo de massa, na espessura de mais ou menos 1 cm
- Corte os docinhos com cortadores de biscoito no formato desejado ou modele pequenas porções de massa no formato desejado, como por exemplo de frutinhas
- Enquanto modela, mantenha a massa do doce, sempre coberta, para evitar ressecamento
- A massa deve descansar por 6 horas, antes de receber o corante, para que não fique ainda úmida e prejudique a pintura
- Use anilina comestível para colorir a massa, o interessante para pintar as frutinhas é usar uma fruta natural como modelo
- Pinte com o corante a gosto
- Use cravos para fazer os talinhos
- Deixe secar por cerca de 6 horas
- Por último passe os docinhos por parafina
Nenhum comentário:
Postar um comentário