FOTOS DE DOCINHOS

FOTOS DE DOCINHOS
RESOLVI FAZER ESTE BLOG PARA FACILITAR A VIDA DE AMIGOS E PARENTES QUE TODA VEZ QUE VÃO EM MINHA CASA PEDEM RECEITAS DE TUDO QUE É SERVIDO. AS RECEITAS QUE SEGUEM SÃO MINHAS PREFERIDAS E NÃO DE MINHA AUTORIA ESPERO QUE GOSTEM, POIS PARA UMA RECEITA FAZER SUCECESSO É PRECISO USAR BONS INGREDIENTES E FAZE-LA COM AMOR AQUI, VOCÊS ENCONTRARÃO RECEITAS DE BOLOS, TORTAS, SOBREMESAS, DOCINHOS DE FESTA E MUTIO MAIS

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

DECORANDO COM CHOCOLATE

TÉCNICAS:

ARMAZENANDO O CHOCOLATE
O chocolate deve ser guardado num local seco e arejado, à temperatura de cerca de 16 ºC. Se for guardado em condições impróprias, a manteiga de cacau do chocolate pode subir à superfície, formando uma camada branca. Uma descoloração semelhante ocorre quando a água condensa na superfície do chocolate. Isso acontece freqüentemente com os chocolates refrigerados, se não estiverem muito bem embrulhados.   O chocolate esbranquiçado pode ser usado derretido, mas não serve para fazer tiras ou raspas.
 
FOLHAS DE CHOCOLATE 
Escolha folhas não venenosas, frescas e firmes, com nervuras salientes e pecíolo longo. Lave as folhas e enxugue bem com papel absorvente.      Pincele a parte debaixo das folhas com chocolate derretido e deixe secar à temperatura ambiente. Quando estiverem secas, solte-as com cuidado.  Use uma folha para decorar uma sobremesa individual ou use várias para decorar um bolo ou uma sobremesa grande.
 
DECORAÇÃO COM FILETES DE CHOCOLATE
Isto é rápido e fácil de fazer. Trace um desenho simples numa folha de papel. Forre a superfície de trabalho com papel-manteiga, prenda com fita adesiva e coloque os desenhos embaixo do papel. Coloque o chocolate derretido num saco de confeitar e, acompanhando os riscos do desenho, faça traços finos de chocolate. Deixe secar à temperatura ambiente e descole-os do papel-manteiga com cuidado, usando uma espátula de metal. Se não for usar essas decorações imediatamente, guarde-as em recipiente hermeticamente fechado em local fresco.
 
FÔRMAS DE CHOCOLATE
Para fazer as fôrmas, encha um quarto do molde com chocolate e agite levemente para tirar bolhas de ar. Com um pincel passe chocolate nas paredes do molde para fazer uma fôrma e deixe firmar um pouco. Dessa mesma maneira pode-se fazer fôrmas maiores para colocar sobremesas, usando forminhas de empada forradas com papel de alumínio. Quando secas, retire dos moldes e encha com uma musse ou recheio cremoso.  
 
FITAS OU RASPAS DE CHOCOLATE
As fitas são feitas com o chocolate à temperatura ambiente. Para fazer raspas, congele o chocolate antes. Com um descascador de legumes, raspe os lados da barra de chocolate. Se vai obter fitas ou raspas dependerá da temperatura do chocolate.
 
LAÇOS
           Corte tiras de acetato e disponha-as sobre uma folha de papel-manteiga. Em seguida, coloque um pouco de chocolate por cima. Espalhe com uma espátula. Espere secar um pouco e levante a tira de acetato. Quando começar a endurecer, dobre a tira para formar um laço. Leve à geladeira e, depois, retire o acetato. 
 
PLACAS 
Derreta o chocolate e coloque uma quantidade sobre uma folha de papel-manteiga. Passe a espátula espalhando o chocolate. Pegue a folha segurando as duas extremidades, dê batidas para que o chocolate fique liso. A esta altura, o chocolate não está nem duro, nem fluido. Este é o momento em que você vai cortá-lo, de acordo com o modelo que desejar utilizar. Neste caso, geralmente, não é preciso levar o chocolate à geladeira, pois corremos o risco que ele seque demais. Quando o clima está muito quente, é possível levá-lo à geladeira. Mas fique atento para não esquecê-lo ali. Quando terminar de cortar o chocolate, coloque outra folha de papel-manteiga por cima. Alise com a mão, vire totalmente e leve à geladeira. Depois que estiver pronto, tire a folha e pegue as peças que cortou.
 
CESTINHAS
Recorte um saquinho plástico para congelamento em um quadrado de 14 cm de lado. No centro dele, com a colher, espalhe uma porção de chocolate, formando um círculo. Leve à geladeira e fique atento ao tempo de secagem. Retire quando o chocolate deixar de escorrer mas ainda estiver maleável. Vire o plástico sobre o fundo de um copo. Vá puxando as pontas do plástico para modelar o chocolate como uma destina. Leve à geladeira até que ele fique firme. Desenforme e, com cuidado, solte o plástico do chocolate

Nenhum comentário:

Postar um comentário